• Vivi Bettoni

Momento Destralhe

Agora que você já iniciou seu mindset para a organização e aprendeu o conceito de categorizar, vamos começar organizar.


Nesse momento você ainda tem um passo a fazer, bastante importante antes de colocar cada coisa em seu lugar de forma adequada: O momento "destralhe".


Ah... no final do artigo vocês poderão conferir uma Participação SUUUPPPEEERR ESPECIAL.


Convidei Pati Penna, uma Personal Organizer conceituada, com grande experiência e autora de alguns cursos bem legais para me ajudar a enfatizar a importância de como essa fase impacta não só na organização mas na nossa qualidade de vida.


Vamos começar?


Determine qual área ou subárea (nicho, gaveta...) que começará organizar e inicie pela avaliação da quantidade de objetos/coisas que há nela.

Forre um lugar com lençol ou algo semelhante.


Retire todos os pertences do local e os coloque sobre o lugar escolhido (cama, mesa, ou mesmo chão) onde poderá ver tudo o que tem.


Analise cada objeto, é importante analisar se existe a possibilidade de um descarte ou separação para doação.

Na organização, o momento "DESTRALHE" é essencial.
Esse é um momento utilizado para "abrir espaço no local", no ambiente que se deseja organizar, retirando aquilo que não utiliza mais ou não o serve.

TIRE O QUE NÃO USE MAIS SEPARE (DESCARTE OU DOAÇÃO)



Ao separar os objetos que não se usam mais, ou então, não estão mais em estado de uso, procure colocar em um recipiente (saco ou caixa) e escrever (Descarte ou Doação).


Após separação, retire o recipiente do local que está sendo organizado.


Se ainda houver dúvidas do descarte ou doação, talvez por a um valor sentimental, o recipiente deverá ser fechado e colocado em outro lugar da casa que não atrapalhe por um prazo determinado (escreva uma data nesse recipiente).


Geralmente, o que vemos é que, ao separar algo que não usamos mais, para "ver se ainda usaremos", um prazo de 1 mês para guardar o que separou para doação ou descarte, é suficiente. Mas isso vai depender inteiramente de você ;-)


Lembre-se, quando for descartar ou doar, procure não abrir mais o pacote para não fazer reacender a dúvida.


Em casa, quando separo a DOAÇÃO, na frente da caixa já escrevo para onde vamos doar, porque assim, além de ajudar ressaltar a importância de doar aquilo que separei, traz a oportunidade de conversar com minha família sobre a necessidade de outra família receber com a mentalidade: o que nos sobra pode ser algo que falte para outro.

É sempre bom ensinar que podemos nos vestir da empatia, da compaixão e fazer sempre um ato de amor.


Ao final desse passo, você terá praticamente os objetos que entrarão em um sistema de

organização e ficará ainda mais fácil realizar as próximas etapas.


Um ambiente mais leve, abre caminho para novas energias; a renovação energética favorece a restauração da paz no ambiente.


Isso tudo vem também com sua mudança de mindset... aquela que propus a você iniciar antes de organizar lembra?

Uma mudança saudável sempre deve começar por você!

**Uma dica: caso queira ainda fazer um dinheirinho extra, você pode separar objetos, roupas em bom estado de conservação e vender nos sites de venda/troca ou brechós. Eu mesma já vendi e ainda vendo muitos itens. Também é uma forma de envolver a família na questão dos valores.


Organizar não traz apenas o bem-estar por ver e sentir as coisas arrumadas, com soluções de organização... traz uma oportunidade ímpar de demonstrar às pessoas próximas, valores éticos e sociais, uma verdadeira corrente do bem.


Vamos para a participação especial?

Pati gentilmente nos cedeu uma aula do Curso Casa Organizada que fala exatamente sobre esse momento Destralhe. Isso mesmo, uma aula totalmente GRATUITA, um presente nosso para todos vocês.


Obrigada Pati.

Assistam o vídeo:



A seguir, Pati apresenta sobre VIDA DE ACÚMULOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS, para complementar o quanto todos acumulam sem necessidade e como poderíamos fazer para mudar essa situação.


Fiquem então com a aula do Casa Organizada de Pati Penna.



Eu adorei e vocês?

Agora, é a sua vez. Escolha um local e pratique! Estarei também à disposição para ajudá-la.



Se ainda não viu os demais artigos, clique abaixo:


Organize-se primeiro!

https://www.vivibettoni.com/post/organizese


Iniciando um Mindset para Organização

https://www.vivibettoni.com/post/mindsetparaorganizacao


Categorizando

https://www.vivibettoni.com/post/categorizando



#personalorganizer #organizacaoprofissional #organizaçãoresidencial #organizedhome #casaorganizada #homeorganization #simplifique #simplifiquesuavida #organização #organizacao #organizaçao #mindset #pensamentospositivos #novospensamentos #destralhe #descarteedoação #pensesimples #essencial #patipenna #casaorganizada #mulheresorganizadas


#desenvolvimentopessoal #inteligenciaemocional #mudanças #hábitos #atitudes #comportamento #maternidade #prematuridade #prematuro #pcd #vidadepcd #blogdavivibettoni #inspiração #motivação



55 visualizações

© 2019 por Vivi Bettoni